Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante (como artigos, ebooks e posts nas redes sociais), sem promover explicitamente a marca.
Com o Marketing de Conteúdo, a empresa ajuda seu público-alvo a resolver seus problemas e vira uma autoridade no assunto.
Entretanto, todos os dias as empresas publicam artigos, podcasts e vídeos que seus clientes simplesmente não verão.
Isso porque é fácil produzir conteúdo sem brilho que se perde ou é ignorado por não atender as necessidades do seu nicho de mercado.
E, infelizmente, é o que acontece quando muitas empresas investem em marketing de conteúdo.
Apesar de ser um desafio, produzir conteúdo relevante e valioso para seus clientes é possível.
Desde que você siga a orientação de uma estratégia de marketing de conteúdo.
Este documento é onde sua organização deve mapear como exatamente você usará o conteúdo para atingir seus objetivos.
Criar uma estratégia é uma oportunidade de definir quem, o quê, quando, onde, por que e como deve ser sua abordagem ao marketing de conteúdo.
Definindo Metas Estratégicas
O objetivo dessa meta estratégia é garantir que você esteja configurando uma estrutura para tomar decisões objetivas.
Desse modo, você poderá definir metas de negócios para orientar essas decisões em cada etapa do processo.
Com seus objetivos claramente definidos em sua estratégia, será mais fácil definir prioridades, planejar cada campanha de conteúdo com mais consideração e colaborar com outras pessoas.
Mesmo que uma estratégia não garanta sucesso, há muitas empresas que ainda conseguem, quando utilizam marketing de conteúdo de forma organizadas e deliberadas.
A primeira e mais importante etapa para começar com uma estratégia de marketing de conteúdo é definir metas estratégicas para que os resultados que você deseja alcançar sejam claros desde o início.
Uma meta estratégica é um resultado significativo para o seu negócio, fácil de entender à primeira vista e direto de medir.
Alguns objetivos comuns centrados no marketing de conteúdo são:
- estabelecer liderança inovadora,
- melhorar a fidelidade do cliente,
- gerar demanda,
- aumentar as vendas,
- desenvolver o público e
- ganhar o reconhecimento da marca.
Metas Contínuas e de Campanha
Uma maneira de orientar em quais metas você deve se concentrar e quando é estar ciente dos dois tipos de metas: metas contínuas e de campanha.
As metas contínuas tem como objetivo medir os resultados que você deseja alcançar regularmente.
Por exemplo, digamos que sua empresa publique artigos semanalmente e sua equipe gostaria de medir o envolvimento contínuo dos visitantes que leem esse conteúdo.
Embora existam muitas maneiras de medir o aumento do engajamento, você pode observar como esses artigos aumentam ou diminuem o tempo gasto em seu site mensalmente.
Isso é considerado uma meta contínua, pois é um resultado que sua empresa provavelmente vai monitorar a longo prazo, uma vez que não há uma data de término associada à publicação desses artigos.
As metas da campanha são outro tipo de meta que você definirá, essas estão diretamente relacionadas à medição do sucesso de atividades urgentes.
Por exemplo, ter como principal objetivo uma campanha de curto prazo para gerar leads de clientes em potencial, fornecendo suas informações de contato em troca da visualização de seu conteúdo.
Essa meta de gerar leads é uma meta de campanha porque indica o andamento de uma iniciativa com uma data de início e término definidas.
Portanto, mantenha esses tipos de metas em mente ao pensar na combinação certa de resultados em que se concentrar.
E lembre-se de que não importa quais sejam seus objetivos de conteúdo , é mais provável que você os alcance com uma estratégia de marketing de conteúdo sólida.
Então, comece a pensar nos seus.
Deixe um comentário